Neo Lolitas

Lolita de Kubrick (1962) é o grande clássico de histórias que falam de envolvimentos entre adolescentes e homens maduros.Na altura, Sue Lyon de 16 anos desempenhava o papel principal, dois anos mais nova, Dolores era a aluna que encantou o seu professor, James Mason.
As reminiscências ao fruto proibido são óbvias, derivadas de uma mente pedófila e de insinuações sexuais por parte da menina.

 
 
Sue Lyon


Em 1996 surge uma adaptação da obra de Kubrick, desta vez sob a direcção de Adrien Lyne. Novamente uma actriz de 16 anos, Dominique Swain, se encarrega da personagem Dolores o que nos leva a crer na vontade de colocarem verdadeiras adolescentes como alvos controversos da moral e dos bons costumes. A personagem deixa de o ser para ser real, numa tentativa de aproximação à mensagem pretendida. Mas porquê colocar adolescentes a desempenhar papéis de tão pesado cariz sexual, defronte a uma plateia que tem juízo de valor?

 Dominique Swain


Em American Beauty de Sam Mendes (1999) Mena Suvari é Angela, melhor amiga da filha de Lester- Kevin Spacey.

 
 
Mena Suvari


Mini's Firs Time de 2006 mostra-nos Nikki Reed no papel de uma enteada dissimulada e rebelde que por caprichos é capaz de tudo, até mesmo de seduzir o seu padrasto, Alec Baldwin. Nikki tinha 18 anos quando interpretou este papel.


Nikki Reed

Comentários

POPULAR