Avô Cortiço

Avô Cortiço é um documentário acerca do espólio da arte da azulejaria portuguesa detido pelo Senhor Cortiço. Mas não é apenas um documentário, é uma homenagem que um neto faz ao seu avô, contando a sua história, a história que acompanha a sua família, no projecto final do mestrado em Cinema na UBI. 









Não sei o que levou este neto, Ricardo Cortiço, a realizar este filme, se foi o amor pelo avó, o amor pelos azulejos ou a revolta por ver o legado que levou anos e anos a construir ser renegado pela Câmera Municipal da Amadora que obrigou ao repentino fecho do armazém em Benfica, dando aso a uma desorganização imensa no armazém de Alenquer. Possivelmente foram todos estes factores.




Anos e anos de trabalho e de habituação a um local onde o senhor Joaquim Cortiço sabia perfeitamente onde encontrar este ou aquele azulejo único ou exemplares de linhas descontinuadas há décadas e muitos outros produtos de cerâmica, foram transportados, empilhados e (des)arrumados à pressa, sem aviso nem preparação por parte da família. 












Os netos quiseram-se envolver na empresa familiar, quiseram "sujar" as mãos para lá de um documentário: esforçam-se para preservar as peças, por modernizarem o conceito, por chegar a novos públicos. Tal é completamente visível no site onde são conjugadas a tradição e a modernidade, numa época em que os valores parecem cada vez mais esquecidos.  



Equipa:
Realização, Fotografia, Montagem | Ricardo Cortiço
Produção | João Cortiço
Som | João Brás
Banda Sonora | António Duarte
Narração | Ruy Otero
Design Gráfico | Tiago Cortiço





Fotografias gentilmente cedidas por Ricardo Cortiço




Comentários

Enviar um comentário

POPULAR